Palavra pastoral


Pb Arthur Macarini
Palavra Pastoral

Seja bem vindo ao blog da AD Jd Guarany.
Espero que através deste endereço 
eletrônico você seja poderosamente abençoado
 juntamente com sua família.
 Aqui o prezado irmão e amigo encontrara
 sempre uma palavra de Deus ao seu coração , 
informações detalhadas das nossas atividades, 
estudos bíblicos semanais.





Toda Sorte de Bênção Espiritual - Efésios 1:1-23



Em Cristo (1:1-3). Depois de saudar os irmãos, Paulo agradece a Deus pelas suas bênçãos espirituais em Cristo. Observe que Paulo dá graças pelas bênçãos espirituais "nas regiões celestiais", e não por bênçãos físicas. Cristo morreu para tornar os homens ricos espiritualmente, não fisicamente. As bênçãos espirituais são encontradas "em Cristo" e não no mundo, na igreja ou no pastor. Fora de Cristo, realmente não há bênçãos, somente bens físicos, que perecerão quando morrermos.


As bênçãos espirituais (1:4-14). Paulo começa a listar algumas das bênçãos:
  • "Nos escolheu nele" (1:4). Deus selecionou um povo especial em Cristo, justamente como selecionou a nação especial dos judeus, em Abraão (veja Êxodo 19:5-6 e 1 Pedro 2:9). Em sua sabedoria, Deus planejou salvar o homem em Cristo "antes da fundação do mundo", mesmo antes que o homem tivesse cometido o primeiro pecado. Ele nos selecionou com uma meta: "para sermos santos e irrepreensíveis". Aqueles que estão em Cristo foram perdoados de seus pecados e deverão viver de tal modo que não pequem mais.
  • "Em amor nos predestinou para ele, para a adoção dos filhos" (1:4-5). Os cristãos são filhos de Deus por adoção. A adoção é sempre questão de escolha pessoal, enquanto o filho que vem pela natureza tem que ser aceito quando vem. Deus "predestinou" alguns deles para adoção. Ele determinou desde antes do começo do mundo que adotaria todos os que estão em Cristo. A adoção por Deus não é apenas uma adoção por acaso. É uma escolha feita "por meio de Jesus Cristo". Se respondemos em obediência ao evangelho de seu Filho, Deus nos adota.
  • "Temos redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados" (1:7). Deus perdoa os pecados dos filhos adotados porque Jesus morreu para sofrer o castigo por eles.
  • "Desvendando-nos o mistério da sua vontade" (1:9). Ninguém pode conhecer a mente de Deus a menos que ele resolva revelar seus pensamentos (veja 1 Coríntios 2:9-13). Em Cristo sua vontade é revelada.
  • "No qual também fomos feitos herança" (1:11). Os filhos adotados receberão a mesma herança que Cristo, o filho legítimo e primogênito (veja Romanos 8:15-17).
  • "Fostes selados com o Santo Espírito da promessa" (1:13). Aqueles que ouvem e respondem com fé à "palavra da verdade", recebem o "selo" do Espírito Santo de Deus, mostrando quais ele escolheu para adotar (veja 2 Timóteo 2:19 e Apocalipse 7:3).


Cristo a plenitude (1:15-23). Paulo ora para que eles cresçam "no pleno conhecimento dele" (1:17). Se não conhecemos Cristo, como podemos esperar receber as bênçãos espirituais que ele nos oferece? Ressuscitando Cristo, Deus mostrou seu extremo poder para abençoar aqueles que crêem.

Finalmente, Deus fez Cristo o cabeça da igreja, o qual é o seu corpo (1:22-23). Procurar outra sede fora do céu, onde Cristo está, é negar a autoridade de Cristo.

SALVOS PELA GRAÇA
"Pela graça sois salvos"(2:1-10). O castigo pelo pecado tem sido sempre a morte (veja Gênesis 2:17; Romanos 6:23). Aqueles que pecam andam "segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar" (2:2). O caminho deste mundo é o caminho de Satanás, que conduz ao pecado e à morte. Desde a primeira vez que pecamos, somos separados de Deus (veja Isaías 59:1-2), e somos incapazes de escapar do castigo da morte.
 
Mas Deus, cheio de graça e misericórdia, enviou seu Filho para sofrer o castigo da morte que nós merecíamos por nossos pecados (2:4-5). Pela graça de Deus, aqueles que estão "em Cristo" foram ressuscitados de seus pecados junto com ele, e lhes foi dada vida junto com ele. Aqueles que estão "em Cristo" não pertencem mais a este mundo de pecado, mas foram ressuscitados para nos fazer"assentar nos lugares celestiais" (2:6).
 
Observe a importância de estar "em Cristo" para receber a graça de Deus. "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé" (2:8). A graça de Deus exige algo de nós: nossa fiel obediência ao seu Filho (veja Tito 2:11-15). Nossa obediência não é de acordo com as obras que desejamos fazer, mas de acordo com as "boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (2:10). É nas Escrituras que aprendemos sobre estas "boas obras" que Cristo criou para nós (veja 2 Timóteo 3:16-17). Se desejamos receber a graça de Deus que está "em Cristo", precisamos obedecer fielmente aos mandamentos de Cristo.
 
Ele é a nossa paz (2:11-18). Houve um tempo quando somente a nação de Israel, de acordo com a Lei de Moisés, tinha acesso à presença de Deus em seu templo, em Jerusalém. Os estrangeiros e os imundos tinham que ficar fora dos muros do templo, "separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa" (2:12). Mas "em Cristo Jesus...fostes aproxi-mados" (2:13). Em Cristo, Deus aproxima as pessoas de dois modos importantes. Primeiro, ele reúne judeus e gentios um ao outro "em um só corpo com Deus" (2:16). Segundo, ele aproxima as pessoas de Deus, dando-lhes "acesso ao Pai em um Espírito" (2:18). Em Cristo, não há mais separação de Deus, de suas promessas, ou de seu povo.
 
O edifício de Deus (2:19-22). Agora, aqueles que foram reunidos como uma família em Cristo estão sendo edificados como um edifício espiritual para Deus. O edifício está fundado no ensinamento dos"apóstolos e profetas", que seguem o modelo de Cristo, "a pedra angular" (2:20). Qualquer ensinamento que não se alinha com o ensinamento de Cristo e de seus apóstolos e profetas não faz parte dos planos para o edifício de Deus!
 
Este edifício está sendo construído para ser um "santuário dedicado ao Senhor... para habitação de Deus no Espírito" (2:21-22). Este é o novo templo de Deus. Neste templo, todos que estão em Cristo têm acesso a Deus, o Espírito.